Parquímetros

A seta junto ao número da vaga indica em que direção encontra-se o parquímetro a ser utilizado e não a vaga. Existem vários parquímetros por quadra e as setas servem para que o condutor utilize o equipamento correto.

Atenção ao ler o número da vaga gravado na calçada para não confundir, por exemplo, o número 09 que é o correto, com o número 60 que não existe no parquímetro.

As vagas com indicação de indisponíveis no parquímetro não existem para registro. Portanto, se o condutor parar em uma das vagas indisponíveis deve se certificar sobre a direção da seta ao lado da vaga, pois provavelmente estará ocorrendo a tentativa de utilizar-se do parquímetro errado ou vagas especiais (PNE e Idoso)., que podem acarretar multas.

Para o acionamento correto do parquímetro, carregar ou recuperar minutos através do bóton, Cartão ou do Chaveiro, deve-se pressioná-lo no leitor por até 4 (quatro) segundos. Evite inserir e logo em seguida retirar o bóton, pois esse procedimento pode não registrar os créditos (minutos) ao número da vaga desejada ou não recuperar os restantes quando for o caso.

Para acionar a uma vaga do parquímetro, deve-se acionar a vaga desejada e, em seguida, aproximar o Cartão, chaveiro ou o bóton em seus respectivos leitores, conforme indicação constante no aparelho.

Nos parquímetros, os botões das vagas são compostos por sensores internos. Portanto, para que os mesmos sejam acionados, deve-se pressioná-los e não apenas tocá-los.

Com o bóton, o cartão e o chaveiro é possível utilizar o tempo de tolerância de 10 (dez) minutos. Exemplo: Se você registrou 120 (cento e vinte) minutos no parquímetro e ao sair restarem 110 (cento e dez) minutos, os 120 minutos serão recuperados por completo. Porém, se no momento de recuperação, restarem 109 (cento e nove) minutos serão descontados 30 (trinta) minutos, que é o tempo mínimo de cobrança pelo parquímetro. O tempo de tolerância é um tempo reduzido, até 10 (dez) minutos, que não se cobra pela utilização do estacionamento.

Após o tempo mínimo de cobrança de 30 (trinta) minutos, o parquímetro passará a cobrar minuto a minuto. Esse tempo mínimo já existia na época da utilização dos cartões.

Para carregar créditos (minutos) no bóton, cartão ou chaveiro o condutor tem duas opções:
1ª) Junto às orientadoras do ESTARFI;
2ª) Sozinho, inserindo as moedas, pressionando-se o bóton, cartão ou chaveiro no leitor por 4 (quatro) segundos. Neste caso não se deve pressionar a vaga, para que não ocorra a perda dos créditos, pois se fizer isso, o sistema entenderá que se deseja acionar uma vaga.  

Ao utilizar-se de moedas para o acionamento do parquímetro, deve-se verificar se ocorreu retorno no compartimento localizado logo abaixo do local onde se insere as moedas.

Atenção quanto às moedas manchadas, queimadas ou com algum tipo de defeito, pois essas podem não serem reconhecidas pelo parquímetro. Procure inserir moedas que estejam em condições normais.
 
ESTARFI – Estacionamento Rotativo de Foz do Iguaçu,
Avenida JK esquina com Rua Bartolomeu de Gusmão, 325, Centro, Foz do Iguaçu.
Maiores informações através do telefone (45) 2105-1681.